◄ Voltar
Sobre o 'Nós'

Por Paulo Araújo

Há dez anos, quando foi lançado, o suplemento cultural NÓS, DO RN trazia uma carta de apresentação do seu idealizador, o jornalista Miranda Sá, ressaltando que a criação da publicação acontecia num momento em que o Departamento Estadual de Imprensa (DEI) passava por uma recuperação técnica do seu maquinário. De fato, foi uma grande conquista para os jornalistas e intelectuais do Rio Grande do Norte ver a cada mês o “Nós”, como é carinhosamente chamado, nas ruas e cidades potiguares. Ao longo de 104 edições, desfilaram por suas páginas os melhores nomes das nossas letras, escrevendo sobre absolutamente todos os temas que dizem respeito à cultura potiguar.

Se naquele distante 2004 o DEI vivia dias de alegria por ter novas máquinas, hoje comemoramos o próprio fazer jornalístico com uma vertente importante: resgatar a história do Departamento. Em fevereiro, relançamos o jornal A REPÚBLICA em forma de suplemento encartado no Diário Oficial. Lançado em 1889 e embrião da nossa Imprensa Oficial, o título estava sem circular há 24 anos. Para as gerações de potiguares que aprenderam a ler com A REPÚBLICA e para os talentos que abrilhantaram sua redação, não houve notícia melhor em 2015 – na contramão da crise que fechou tantos jornais Brasil afora.

Agora, chegou a hora de relançarmos o NÓS, DO RN. Desde janeiro de 2015, quando assumimos o DEI, demos início aos estudos deste belo projeto de reforma editorial e gráfica que você tem em mãos. À experiência do editor Edson Benigno, juntaram-­se o espírito curioso da jornalista Jussara Correia e o talento do designer Ígor Jales – recém chegado de uma temporada de estudos na Inglaterra. O resultado é uma publicação que a partir de agora, a cada dois meses, vai radiografar um tema até a exaustão. Por meio da colaboração das melhores inteligências do RN em diversas áreas (texto, fotografia, ilustrações etc), vamos revelar ao Brasil como somos orgulhosos de sermos daqui, do RN.

Escolhemos a Ribeira como tema especial neste retorno porque é aqui, neste bairro histórico e tão importante para Natal, que estamos instalados há 125 anos, no casarão d’A REPÚBLICA. Sentimos muito orgulho de tudo que apresentamos neste primeiro NÓS, DO RN desta nova fase e esperamos que você, Leitor – nossa razão maior de existir –, se sinta tão importante quanto nós em sermos do Rio Grande do Norte.

Av. Câmara Cascudo 355
Ribeira Natal-RN CEP.59025-280

nosdorn@rn.gov.br
(84)3232-6793 | 3232-6795