◄ Maio/Junho > Nossa terra: Agreste


Cenário de Novela

Ostentando um rico acervo de belezas naturais, o litoral Sul, na região Agreste do Estado é o paraíso dos potiguares e de turistas do mundo inteiro.

Por Phablo Galvão

Canindé Soares

Ah, o nosso Rio Grande do Norte! Encantador e cheio de paisagens para ninguém botar defeito. O ponto de partida dessa nossa viagem é deixar para trás a capital norte-rio-grandense, pegar a BR 101, em busca de outros atrativos esperando uma culinária imbatível, povo acolhedor, falésias, pôr do sol arrebatador em destinos paradisíacos. Chegando, tire as sandálias e sinta seus pés em contato com as areias quentes de nossas praias. É isso aí, sejam todos muito bem-vindos ao Litoral Sul do nosso estado. Nesse cenário específico, ficam as praias preferidas das famílias potiguares para o veraneio. Da riqueza das águas calmas, as praias dessa nossa região se destacam por suas falésias, mirantes e por ser um lugar encantador para se observar o nado dos golfinhos. É tudo muito rico em dunas, lagoas com água doce e piscinas naturais. Além disso, a vasta vegetação local também atrai turistas brasileiros e estrangeiros, que se encantam com as maravilhas desse nosso paraíso natural. E agora, vamos aproveitar para um mergulhar nessas águas cristalinas?

As praias que ficam no litoral sul do nosso Rio Grande do Norte são um verdadeiro espetáculo da natureza, o charme é tamanho que virou inclusive em 2013 cenário de novela. Assim que os primeiros capítulos da telenovela da Rede Globo, Flor do Caribe, chegou às telinhas dos brasileiros foi crescente o interesse por conhecer ainda mais os cenários incríveis que serviram de pano de fundo para os personagens da história contada por Walther Negrão. Para dar o clima romântico da trama, as cenas foram gravadas nas praias de Baía Formosa, Barra do Cunhaú em Canguaretama e nas praias de Pipa, do Amor e Sibaúma em Tibau do Sul. O sucesso, nem preciso dizer que foi tamanho.

E aqui no litoral sul é assim, como em boa parte de todo nosso Rio Grande do Norte, o sol dá as caras quase que o ano inteiro. Excelente para aproveitar e relaxar. E não tem essa de melhor época, não. Aqui, você pode aproveitar durante o ano todo. Então, estique seu pezinho na areia fina e fique pronto para apreciar o mar azul na sua barraquinha com sombra. É só puxar a cadeira para se sentar e aproveitar a vista e tira gosto. Pode ficar tranquilo que a nossa gente é hospitaleira e animada, como todo bom nordestino que sempre recebe bem os turistas que passam por aqui o ano inteiro.

Para quem visita o Rio Grande do Norte é quase uma ofensa vir aqui e não conhecer a cosmopolita Praia de Pipa. O nosso ponto de partida dessa viagem. Essa é a visita que não pode faltar no seu roteiro de viagem. Localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, o destino turístico Pipa tem uma sequência de praias que estão entre as mais belas do Nordeste e de uma vida noturna agitada que seduz admiradores do mundo inteiro. Espere muito agito, especialmente à noite, na Avenida Baía dos Golfinhos. Reduto de hippies e surfistas nos anos setenta, se tornou o local preferido por estrangeiros. Muitos fixaram residência e comércios em Pipa. A praia é a mais badalada do RN e ao mesmo tempo a mais alternativa e requisitada, que recebe gente dos mais variados sotaques o ano inteiro. São turistas que chegam para conhecer a delicadeza de suas paisagens, além de suas atrações fora da beira-mar, que não são poucas. Como o principal balneário do litoral sul, a área possui águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais. Em meio à Mata Atlântica, a infraestrutura local conta com pousadas, bares, lojinhas e restaurantes. Para os amantes da boa gastronomia, a culinária do litoral sul potiguar tem toda aquela variedade da cozinha nordestina, a dica são os pratos típicos, que levam carne de sol, feijão verde, camarão ou caranguejo. É tudo muito saboroso, especialmente para quem adora camarão. Aqui tem camarão de tudo que é jeito: com azeite de dendê, com leite de coco, flambado no uísque, à milanesa, feito com abacaxi ou castanha-de-caju. Você, é quem escolhe.

Dentre os pontos altos do município de Tibau do Sul, destacamos também o Mirante do Chapadão, um local perfeito para quem gosta de curtir a paisagem de uma forma privilegiada. Como um dos locais escolhidos para a filmagem da novela, a elevação proporciona uma vista incrível para o mar da praia da Pipa, além de ser agradável para apreciar o pôr-do-sol. Quase deserta, temos também a praia do Amor, que é frequentada principalmente por surfistas e casais que buscam um pouco mais de privacidade. Bem próxima ao Mirante do Chapadão, a praia é conhecida por sua falésia em forma de coração, por suas ondas agitadas e também por uma rocha vulcânica que, segundo a lenda, traz felicidade aos apaixonados que passarem por seu interior. É lindo demais! Já o vilarejo pesqueiro de Sibaúma, devido ao turismo que vem crescendo, tem se ampliado, dando espaço para pousadas, bares e barracas de praia. Com vista para a praia de mesmo nome, o local fica no desaguar do rio Catú. Seja pela constante brisa do mar, pelas areias finas ou pelas belas piscinas naturais, o destino atrai quem por aqui passa.

Seguindo viagem, pegando carona de balsa pelo rio Catú, chegamos a Barra do Cunhaú, e a primeira impressão, não podemos deixar de destacar, é de estar diante de uma enorme lagoa de água doce, em vez do Oceano Atlântico. Localizada no município de Canguaretama, a cerca de 80 km de Natal, a praia tem sua paisagem formada por antigos e altos coqueirais, mangues, rio e mar. Barra do Cunhaú é uma das praias mais completas do litoral sul. Vila de pescadores ainda preservada. Há trechos de mar calmo à beira do rio e outros agitados, com boas ondas para surfe no Pontal. Também há bons hotéis e restaurantes. Já o Rio Curimataú, de água salgada, é ótimo para esqui aquático, windsurf, kitesurf, pescar e nadar. Há opção de passeio de barco para um banho na praia do outro lado, além de mergulho em uma das gamboas do manguezal. A praia fica a cerca de 13 quilômetros de Pipa.

Na nossa última parada, chegamos à divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, a 45 quilômetros da Praia da Pipa ou 90 quilômetros de Natal, fica Baía Formosa com toda as suas falésias coloridas que fazem a fama da região, que pelo menos nas fotos tem um mar azul de dar inveja em qualquer praia tailandesa. O acesso à Baía Formosa também é feito pela BR 101 ou pelo destino alternativo, partindo de Pipa e cruzando os rios de balsa, atravessando os canaviais ou de buggy, pelo litoral. Baía Formosa é uma baía lindíssima, paraíso de surfistas e ecoturistas. Possui uma vila de pescadores, praias virgens, reserva de mata atlântica preservada e uma pequena infraestrutura turística com barracas, bares, pousadas e chalés à beira-mar. Aqui no município, prepare-se para conhecer a Praia do Sagi. Com um pouco de sorte é possível avistar um peixe-boi-marinho em sua área de preservação. Vale uma visita à reserva da Mata Estrela. É a maior reserva de mata atlântica do estado, com quase dois mil hectares preservados à beira-mar. Ainda tem macacos, saguis, árvores centenárias e muitas espécies em extinção da fauna e flora nordestinas. Outra opção é o mergulho na Lagoa Araraquara, conhecida pela sua cor escura por lagoa da Coca-cola.

Av. Câmara Cascudo 355
Ribeira Natal-RN CEP.59025-280

nosdorn@rn.gov.br
(84)3232-6793 | 3232-6795