Por Suzy Noronha
Seria impossível contar em um único livro a história e a trajetória de Dorian Gray Caldas, considerado um dos mais importantes artistas de todas as gerações potiguares, que dirá numa revista de 40 páginas. O que trazemos na edição 111 são alguns recortes que consideramos relevantes para que Nós, do RN, tenhamos um pouco mais de proximidade com ele e suas obras. Mas não fizemos isso sozinhos, tivemos do nosso lado a família e muitos amigos, o que mostra o quanto era respeitado, querido e admirado nosso mestre Dorian.
São textos e contextos que se complementam. Às vezes, até se repetem, mas até isso foi pensado, pois nosso objetivo é fixar, na cabeça de nossos leitores, a imagem deste artista que sempre foi patrimônio imaterial do nosso Estado. Cada repetição, acrescida de uma informação nova a partir do olhar do outro, revela e reforça os traços que definiram o Dorian que lembramos e que não queremos esquecer.
Dona Wanda, sua esposa, Dione Caldas e Adriano Gray, seus filhos, foram de uma gentileza e generosidade indizíveis. Caminharam conosco desde o primeiro momento até o último. Cuidaram com zelo dessa revista como cuidaram do artista e de suas obras – absorveram este trabalho como sendo mais uma etapa de seu legado.
Também nos sentimos amparados e guiados pela Academia Norte-Rio-Grandense de Letras nas pessoas de seu presidente, Diógenes da Cunha Lima, do escritor Manoel Onofre Jr. e do editor Thiago Gonzaga, um jovem distinto por seu compromisso com as artes potiguares. Thiago foi peça chave na abertura das portas da Academia para a revista.
Mais do que uma homenagem, esta edição é um registro precioso da história desse homem simples, reservado e brilhante que pintou nosso Estado e o encheu de grande e verdadeiras amizades. Dorian Gray Caldas está imortalizado na memória, nos murais, nas instituições e na cena cotidiana de Natal e de grande parte do Rio Grande do Norte.
Segue vivo nos mostrando as cores, as formas e as imagens que esquecemos de olhar, mesmo convivendo com elas todos os dias, os dias todos. Queremos mostrar isso nesta revista. Aproveite-a.