Demis Roussos/Assecom
Considerado um patrimônio imaterial da história cultural do Rio Grande do Norte, o Museu da Imprensa Oficial Eloy de Souza comemora 12 anos de sua fundação no mês de novembro. A História da Imprensa Oficial do Estado começou a ser resgatada em 2003, com o projeto que recebeu o nome do jornalista Eloy de Souza em novembro de 2004, um ano após sua inauguração.
Instalado no prédio do Jornal A REPÚBLICA, fica localizado no final das oficinas gráficas, com fachada voltada para a rua Juvino Barreto. Quem o visita pela primeira vez tem a sensação de ter entrado num túnel do tempo. Ali, o visitante acompanha como era feito o jornal antigamente. Lá, recebe explicações sobre a história da imprensa oficial e observam as máquinas funcionando.
Além disso, os visitantes podem ver fotos, cartazes, além de objetos característicos do jornalismo antes da era da impressão computadorizada. Nele encontram as máquinas de escrever e de fotografar, telefones de chamada por teclas e alguns exemplares antigos do jornal A REPÚBLICA e do Diário Oficial. Grupos devem agendar visitas pelo número: 3232-6864.