◄ Janeiro/Fevereiro > Conversa com o Governador


“O otimismo é o que me move”

Ao fazer um balanço do primeiro ano de administração, Robinson Faria fala sobre a importância de pensar positivo para realizar tantas coisas.

Demis Roussos / ASSECOM

Ele poderia ter feito o mesmo que tantos outros Chefes do Executivo que lhe precederam ao escolher uma marca de governo (geralmente com o pensamento político) ou, administrando o Rio Grande do Norte num dos momentos econômicos mais difícies para o Brasil nos últimos 50 anos, ficar se lamentando e fazendo uso do chamado “retrovisor” para justificar os problemas. Mas, em vez disso, o Governador Robinson Faria vem consolidando uma nova maneira de administrar o Estado e imprimindo um novo discurso sobre as ações, projetos e realizaçãoes do seu governo: o otimismo.

Por onde vá, entre os seus tantos compromissos diários, ao encontrar seus auxiliares e principalmente a população potiguar, do Agreste ao Seridó, do Oeste ao Litoral, o Goverandor não cansa de lembrar que não poderia simplesmente ficar esperando esse cenário de crise passar, retraído. Ao escolher essa postura, Robinson diz que procura o que há de melhor ao investir em caminhos criativos e inovadores para enfrentar o momento difícil, acreditando, com todas as forças, no trabalho que está realizando. “Isso me motiva todos os dias”, diz, nessa conversa com o “NÓS, DO RN”.

“Encontrei diversos momentos de frustração, especialmente no que diz respeito ao cenário financeiro esperado para o Estado. Mais de meio bilhão de reais esperados nos repasses obrigatórios do Governo Federal não chegaram ao RN. Operações financeiras que garantiriam a realização de projetos importantes também não foram executadas em 2015. Mas corri atrás de alternativas. Chamei a equipe de governo, cobrei saídas criativas e altivez diante das dificuldades. Conseguimos garantir a realização de obras importantes em meio ao cenário adverso”

“Ao invés de ficar falando em crise, eu prefiro falar do que estamos realizando e do que vamos ainda realizar no Governo do Estado. O povo me elegeu governador não foi para ficar lamentando o passado, botando culpa em antecessores, em outros governadores que passaram por aqui. Gosto de falar do presente e do futuro”

“A minha palavra é sempre uma palavra de otimismo. Não de um otimismo utópico, de devaneio. Mas o otimismo realista, de motivação, de realizações, de metas, que estou prestando contas, definindo quais são essas metas e cumprindo a cronologia delas. Isso que é importante”

“Eu aposto na recuperação econômica do Estado. Nós criamos no Rio Grande do Norte um novo ambiente jurídico. Criamos a segurança jurídica. Os requisitos para isso são as políticas públicas, a legislação do meio ambiente”

“Segurança é, sem dúvida, o maior desafio do nosso governo. Comecei a trabalhar de forma muito intensa nesta área. E hoje, já existem indicadores que mostram redução de homicídios, roubos e furtos. O programa de segurança preventiva Ronda Cidadã, que teve quase 90% de aprovação na área em que foi implantado de forma piloto, em Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis, foi levado recentemente à Zona Oeste. Atingimos o ideal? Não. Mas esta é uma política permanente. Enquanto houver tráfico de drogas, haverá violência, mas nosso trabalho é constante”

“Através do programa RN Sustentável, serão recuperados nove hospitais regionais no Rio Grande do Norte. Os hospitais potiguares, de maneira geral, estavam todos sucateados, com equipamentos encaixotados, servidores desestimulados. E não eram só recursos que faltavam. Também faltava gestão. O secretário tem que sair do gabinete e ir a campo. Pedi ao secretário Lagreca um diagnóstico de todos os hospitais. Iremos entregar ao estado um novo hospital de traumas”

“Até o final de nossa gestão, Natal terá o título de primeira capital brasileira 100% saneada. A capital que mais se aproxima disso é Curitiba, que tem 80% de seu território saneado. Nós temos no nosso lençol freático, a melhor água do Brasil. E essa riqueza ia se perder por causa da contaminação por nitrato, por não ter uma cidade saneada”

“O Turismo é um dos principais exemplos do novo modelo de gestão adotado por nosso Governo. O RN recentemente recebeu 300 voos extras da CVC. Também fui a Portugal e fechei acordo com a companhia TAP e agencia Abreu, que vai vender Natal para toda a Europa. Vamos ter aqueles voos internacionais de volta. Destaco, ainda, os acessos ao aeroporto de São Gonçalo que estão sendo tocados com agilidade”

“A educação é o berço da sociedade. Convocamos 1300 professores e concedemos promoções reprimidas há mais de 10 anos. Com essas medidas de valorização, o professor se sente motivado. Essa motivação irá mudar o desempenho da educação”

“O Governo não tem medido esforços para enfrentar os efeitos da seca no Rio Grande do Norte. Estamos concluindo a Adutora do Alto Oeste, que irá retirar da situação de colapso 12 municípios, e recentemente devolveu água à população de Carnaúba dos Dantas – cidade há mais tempo em colapso no Estado. Em outra frente, estamos aguardando liberação de recursos do Governo Federal. Dois planos de enfrentamento – um mais restrito de R$ 63 milhões e um macro com orçamento de R$ 300 mi - já foram apresentados ao Governo Federal”

Av. Câmara Cascudo 355
Ribeira Natal-RN CEP.59025-280

nosdorn@rn.gov.br
(84)3232-6793 | 3232-6795